top of page

SAIBA O QUE É E COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO CRUZADA


A contaminação cruzada é a transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, diretamente ou indiretamente. Isto pode ocorrer na área de manipulação a qualquer momento, inclusive é a forma mais comum de contaminação. Como os microrganismos não podem ser vistos a olho nu, devemos tomar os seguintes cuidados:

1- Manipular alimentos crus separadamente de alimentos cozidos ou prontos para o consumo;

2- Higienizar as mãos antes de iniciar a manipulação e sempre que trocar de atividades. Se utilizar luvas, utilizar somente para uma determinada função.

3- Não Utilizar a mesma flanela para higienizar vários tipos de superfícies, utensílios ou equipamentos;

4- Utilizar uma tábuas de corte para cada tipo de alimento. Ex: Tábua para carnes vermelhas, tábua para carnes brancas, tábua para corte de vegetais, etc...

5- Separar utensílios (panelas, colheres) específicos para cada grupo de alimento, caso utilize o mesmo, higienizar e sanitizar com álcool 70% antes de manipular um outro alimento de outro grupo.

6- Na geladeira, organizar os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam um pouco quentes.

7- Armazenar os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, 2015. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page