MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO


1)Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda? MITO: É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.

2) Comer banana pode auxiliar na redução da cãibra?

VERDADE: Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e, assim como outros alimentos ricos deste mesmo mineral,pode realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

3) Abacate engorda?

MITO: O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim). 4) Beber água em jejum emagrece? MITO: A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

5) A carne de frango faz mal por causa da adição de hormônios.

MITO: A carne de frango não apresenta hormônios de espécies alguma, isso é uma lenda. Colocar hormônio em carne é crime e existe uma portaria, a de número 51 de 1991, do Ministério da Agricultura, que proíbe tal procedimento. Logo, a carne que apresentar índices de hormônio não poderá ser comercializada. Este mito surgiu porque os frangos criados em granjas atingem o tamanho de abate em pouco tempo em função da seleção genética para esse fim.

Autora: Carolina Sales – Nutricionista CRN 7 – 5175. Graduada pela Universidade da Amazônia- UNAMA. Especialista em Nutrição Oncológica pela UFPA, aperfeiçoamento em Nutrição clínica e Nutrição Vegetariana.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square