top of page

FRUTAS E LEGUMES: É POSSÍVEL CONGELAR?


Existe um princípio que é indiscutível: qualquer processamento de alimento sempre faz com que ele sofra alguma alteração, porém a perda nutricional e de características sensoriais, é mínima ao congelar.

O congelamento, por exemplo, pode levar à perda de algumas das qualidades organolépticas (cheiro, textura, sabor e cor). No entanto, as perdas serão mínimas se o processo for realizado de forma adequada. O ideal é sempre consumir os alimentos frescos, porém na correria do cotidiano, vale a pena aderir à praticidade. Se o acesso a produtos frescos - e maduros - colhidos localmente não for possível, é aí que os congelados surgem como uma boa alternativa.

Como congelar?

 Primeiramente você deve selecionar vegetais em bom estado, fazer a seleção e lavar em água corrente para a remoção das sujidades ou corpos estranhos. (terra, bichos, etc).

 Alguns vegetais como batata, cenoura, abóbora, mandioca, brócolis e couve-flor podem passar pela técnica do branqueamento: Os vegetais são mergulhados rapidamente em água fervendo, segundo recomendações da FDA (Food and Drug Administration, ou Agência de Alimentos e Remédios, em tradução livre), a Anvisa dos Estados Unidos, e da Autoridade Europeia de Segurança Alimentos. Este processo auxilia na vida útil do alimento, sem grandes alterações sensoriais e risco de contaminação.

 Após a técnica do branqueamento, coloque rapidamente os vegetais em sacos herméticos (com zíper), identifique o produto e leva ao congelador. Os sacos com zíper são recomendados por sua maior resistência ao congelamento, mas você pode congelar com sacos mais simples ou vasilhas, sendo a validade menor.

 O freezer deve alcançar no mínimo as temperaturas ideais de - 18°C a - 40°C,o que leva a uma maior conservação de sabor, textura, cor e cheiro. Então é necessário verificar se o seu freezer está em boas condições de conservação e se há um volume de armazenamento muito grande, pois pode comprometer a temperatura e conservação.

O que posso congelar?

Folhas: Geralmente folha verdes escuras como : Couve, coentro, salsinha, cebolinha ,manjericão e espinafre.

Legumes/ tubérculos/ flores: Batata, mandioca, cenoura, abóbora, chuchu, brócolis, couve-flor.

Leguminosas: Ervilhas, feijões, grão de bico, soja, lentilhas.Você pode armazenar após hidratadas (12 horas de molho) ou após cozida apenas na água e no sal com folhas de louro.

Frutas: Banana, melão, melancia, abacaxi, acerolas, morangos, manga, açaí, etc. Todas sem cascas, alguns em forma de polpa é melhor como o caso do maracujá e açaí. Para frutas brancas é recomendado pingar gotas de limão para evitar que fiquem logo escuras, mesmo com esta técnica conserva por menos tempo.

Validade: Para uma maior segurança, é recomendado que os vegetais possam ser consumidos em até 3 meses por se tratar de uma técnica mais caseira. Porém é um ótimo tempo e vem a facilitar a rotina de muitos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page